Institucional

por Gilberto T. Maeda publicado 03/08/2021 10h28, última modificação 03/08/2021 10h28
Perguntas sobre a Câmara Municipal, sua direção e seu funcionamento.

Clique sobre a pergunta para ver a reposta:


1. O que é uma Câmara Municipal?

2. Qual são as funções da Câmara Municipal?

3. A Câmara Municipal de Pariquera-Açu tem quantos vereadores?

4. Qual a duração do mandato de um vereador?

5. O que é legislatura?

6. O que é Sessão Legislativa?

7. O que é Plenário?

8. Quais os tipos de sessão que ocorrem na Câmara de Vereadores?

9. Como obter acesso à pauta das sessões ordinárias?

10. O que é a Mesa Diretora?

11. Como é escolhida a Mesa Diretora da Câmara? Qual é a duração do mandato de seus membros?

12. Conforme o Regimento Interno, quais são as comissões permanentes da Câmara?

 

 

 

 

Respostas: 

.

1. O que é uma Câmara Municipal?

R – É o órgão responsável pela elaboração das leis que organizam e regulamentam a cidade. A Câmara Municipal é poder independente e autônomo que exerce a fiscalização dos atos do Poder Executivo Municipal.

2. Qual são as funções da Câmara Municipal?

R - A Câmara tem função precipuamente legislativa e exerce atribuições de fiscalização, controle e assessoramento dos atos do Executivo e, no que lhe compete, pratica atos de administração interna.

As funções legislativas da Câmara consistem em elaborar leis referentes a todos os assuntos de competência do Município, respeitadas as reservas constitucionais da União e as dos Estados-membros.

A função de assessoramento consiste em sugerir medidas de interesse público ao Executivo, mediante indicações. A função administrativa é restrita à sua organização interna, à regulamentação de seu funcionalismo e estruturação e direção de seus serviços auxiliares.

No exercício de uma de suas funções atípicas, compete ao Legislativo Municipal julgar e decidir sobre a perda do mandato do Prefeito, Vice Prefeito e vereadores, nos casos de prática de infrações político administrativas.

3. A Câmara Municipal de Pariquera-Açu tem quantos vereadores?

R – 9 (nove) vereadores.

.

4. Qual a duração do mandato de um vereador?

R – O mandato do vereador tem duração de 4 (quatro) anos. A eleição para renovação da Câmara Municipal acontece no mesmo período em que é feita a escolha do prefeito.

.

5. O que é legislatura?

R - É o período de tempo que equivale à duração regular do mandato, que no caso são quatro anos.

.

6. O que é Sessão Legislativa?

R - Corresponde ao período de trabalho parlamentar durante o ano. A sessão legislativa anual se desenvolve no período de 15 de janeiro a 30 de junho e de 01 de agosto a 15 de dezembro.

.

7. O que é Plenário?

R - O Plenário é o órgão máximo de decisões do Poder Legislativo, formado pelo conjunto dos 9 (nove) vereadores. O órgão se reúne regularmente às segundas-feiras, às 20h00min, para discutir e votar os projetos de lei já analisados pelas comissões permanentes. Esses encontros são chamados de sessões plenárias, onde são apreciados também projetos de resolução, propostas de emenda à Lei Orgânica, requerimentos, indicações e outros tipos de proposições.

.

8. Quais os tipos de sessão que ocorrem na Câmara de Vereadores?

R - As sessões poderão ser Ordinárias, Extraordinárias, Especiais, Solenes e Permanentes.

As Sessões Ordinárias ocorrem regularmente às segundas-feiras, às 20h00min, exceto nos feriados e pontos facultativos. As sessões ordinárias podem ter duração de até três horas, sendo necessária a presença de 1/3 (um terço) dos vereadores para sua realização.

.

9. Como obter acesso à pauta das sessões ordinárias?

R - Para acessar a pauta das sessões é preciso consultar o seguinte endereço eletrônico: <https://www.pariqueraacu.sp.leg.br/institucional/noticias>

.

10. O que é a Mesa Diretora?

R - A Mesa Diretora é um órgão de direção responsável pelo gerenciamento e decisões administrativas da Câmara. Na seara legislativa, a Mesa poderá propor projetos de lei, resoluções e decretos, criar portarias e propor ação direta de inconstitucionalidade. 

A Mesa Diretora é composta pelo Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.

.

11. Como é escolhida a Mesa Diretora da Câmara? Qual é a duração do mandato de seus membros?

R – A eleição para a Mesa Diretora ocorre a cada dois anos por voto direto. Os vereadores lançam seus nomes para o cargo que pretendem ocupar na Mesa Diretora e a votação acontece em sessão plenária. É escolhido quem tiver maioria de votos. 

A Mesa Diretora será eleita para um mandato de 02 (dois) anos, vedada a reeleição de quaisquer membros para o mesmo cargo na mesma legislatura.

.

12. Conforme o Regimento Interno, quais são as comissões permanentes da Câmara?

R – As comissões permanentes são órgãos da estrutura institucional da Câmara. Têm por finalidade discutir e deliberar sobre proposições. As comissões permanentes da Câmara de Pariquera-Açu são: Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Comissão de Finanças e Orçamento.